BRUXARIA FARISAICA


“Pai, derrame hoje o óleo sobre nossas cabeças enquanto lemos esta palavra porque somos Seus filhos. Não somos filhos dos fariseus, mas Seus filhos! Os fariseus sempre odiarão os Seus filhos porque não fazemos as coisas como eles fazem. Mas você sempre amará os Seus filhos porque eles obedecem aos Seus caminhos. Obrigado, Pai, por nos preservar, por nos guardar e por nos mostrar o Seu filho”.

Os fariseus sempre tentam impor os seus caminhos ou doutrinas aos outros, mesmo que elas se pareçam com algo santo. Eles até usam as “coisas de Deus” para nos sobrecarregar quando eles mesmos não conseguem cumpri-las. Deus tem um Pastor que lidera. Ele é o nosso Bom Pastor. Essa bruxaria farisaica tem como base o medo. Eles tentam usar a Palavra para fazer de você um escravo da letra, trazendo todos nós de volta à lei. Eles até usam coisas como jejuar, orar, servir, ofertar, dizer às mulheres para não ministrarem na Igreja, e não comer disso ou daquela comida para manipular o povo de Deus. Eles usam a Palavra escrita para controlar ou manipular as pessoas a fazerem algo que elas não querem ou nem desejam fazer. Daí você passa a viver debaixo da lei novamente, embora devesse ser livre. Eles tentam colocar as pessoas sob a mesma escravidão na qual eles estão. Nem mesmo as coisas que são certas deveriam virar lei. Se não fosse pela cruz, ninguém poderia fazer o que é de Deus, o que é santo e puro. Eles pervertem o Caminho, tentando fazê-lo pelo lado de fora, mas Deus está sempre operando pelo lado de dentro de Seus filhos.

Vamos ler Romanos 14. Deus quer que desejemos fazer o que é certo, apenas porque isso agrada a Ele. Não porque a lei nos manda. Você pode estar seguindo a lei, mas seu coração pode estar longe de agradar ao Pai. Paulo estava advertindo a Igreja sobre ser persuadida em sua própria mente, em seus próprios caminhos e justiça! Todos devem ser responsáveis por si mesmos, não pelo que alguém lhes disse para fazer. Os fariseus sempre colocam uma pedra de tropeço no caminho das pessoas. O reino de Deus não é sobre fazer isto ou aquilo, mas alegria, paz e retidão (verso 17)! Não se trata de “não toque, não faça isso, não coma”. Colocar o peso da lei sobre um cristão bebê, por exemplo, é colocar uma pedra de tropeço em seu próprio crescimento. A lei só pode ser cumprida pelo Espírito, mas muitos têm esse fardo de “fazer” quando ainda não atingiram esse nível de maturidade espiritual! São bebês com o jugo da lei no pescoço! Ao mesmo tempo, também não esfregue sua liberdade na cara das pessoas. Tudo o que funciona para você e é permitido por Deus para você, é para você! Pode não ser para todos! Quando você faz algo porque alguém está lhe dizendo para fazer, faça-o com fé ou não o faça, ou o que você fizer não será proveitoso para nada. É para a Sua boa vontade que somos livres, mas devemos fazer tudo pela fé! 

Portanto, não deixamos que nenhum homem nos julgue ou manipule, mas deixamos que o homem nos conduza! Não somos chamados a “forçar” nada em ninguém, mas somos chamados a “liderar”. Somos chamados para liderar ovelhas, não para conduzir o gado! O Senhor é o meu Pastor. E nada me faltará (significando que nada mais eu vou ansiar). O Senhor é o Meu Pastor e só Ele pode me levar a fazer as coisas que O agradam. Nenhum homem pode. Minhas convicções podem não ser as suas e as suas podem não ser as minhas. Mas quando Deus as remove, nos liberta e nos mostra determinadas coisas, nós não desejaremos pegá-las novamente. A santidade separa e está sendo preparada no fogo. Meu Deus é um Fogo que tudo consome. Meu irmão hipócrita NÃO é aquele que me consome.

Vamos mergulhar em Colossenses 2. Se você está em Cristo, então quando você faz o que é certo, não é porque você tem que fazer, como os fariseus esperam de você, mas porque você quer. Não podemos cumprir a lei por causa da manipulação deles, mas apenas quando as Suas palavras são escritas em nosso coração. Essa circuncisão espiritual acontece toda vez que damos ouvidos à Palavra de Deus. O excesso de aplicação da lei apenas incita a rebelião em uma criança. Não vamos nem começar a entrar nas raízes hebraicas e nos nomes corretos que eles dizem que deveríamos usar como cristãos. Isso vem do mesmo espírito religioso. Todas as ordenanças foram pregadas na cruz. Agora é o poder da cruz que nos muda de dentro para fora. A lei apenas muda o nosso comportamento por fora nos fazendo parecer santos, mas por dentro podemos estar nos parecendo com os fariseus! O Poder da Cruz nos muda por dentro. Só precisamos continuar pregando a Palavra, e o Espírito Santo irá para casa conosco e se certificará de que estamos aplicando a Palavra diariamente em nossas vidas! Essa é uma troca invisível: à medida que diminuímos, Ele aumenta. As pessoas religiosas simplesmente não entendem. 

Quando o Senhor é o seu pastor, você naturalmente não quer fazer o contrário da lei. Você não quer quebrar a lei, mas cumpri-la com a ajuda do Espírito. O homem não pode fazer você obedecer à lei, mesmo que tente, mas é o Senhor, o seu pastor, que “faz” você não apenas querer fazer o que é certo, mas de fato executar o que é certo. “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2:13). É por isso que, quando o amor é perfeito, não há lei. Deus fez as coisas para o homem, e não o homem para as coisas, mas o criou para ELE. O espírito que controla Jezebel pode tentar controlar você o manipulando para fazer isso e aquilo. Mas quanto mais do Espírito Santo você tiver dentro de você, menos esse espírito o controlará. Quanto mais você vê esses espíritos, menos você permite que eles façam isso com você. Quando Deus vê você fazendo algo só por causa da lei, Ele nem dá importância para o que está sendo feito. Não importa o quão “sacrificial” isso seja. Seja controlado apenas pelo amor de Deus. Quando Ele vê seu coração em total submissão, então Ele fica satisfeito!

O que precisamos fazer é dizer a Verdade e pregar a Palavra e aqueles que são um bom terreno escolherão segui-la. Somos guiados pelo Espírito e não pela letra ou pela lei. É por isso que vemos tantos arrependimentos forçados que nunca dão frutos. O arrependimento é uma dádiva. Nenhum homem pode fazer com que você se arrependa. Todo homem deve estar trabalhando sua própria salvação com temor e tremor (Filipenses 2:12). Nenhum fariseu, ninguém, pode realizar uma tarefa tão divina! Isso vem da religião e da hipocrisia. A hipocrisia é o fermento dos fariseus (Lucas 12:1). Usar o Evangelho da Liberdade como lei é uma conduta de seitas. Esposas podem fazer isso com seus maridos, maridos podem fazer isso com suas esposas, pais com seus filhos e filhos com seus pais. O resultado é que as pessoas começam a odiar a Deus quando Deus não tem nada a ver com nada que é imposto a alguém.

Estas são aquelas pessoas religiosas que o mundo as expõe ao próprio mundo, fazendo com que o mundo odeiem a Deus. Eles são tão rápidos em julgar os outros. Os fariseus estavam reforçando a lei em Mateus 7:1-5, não por causa da justiça, mas para tentar provar que Jesus estava errado, para pegá-lo em desobediência à lei. Eles julgaram certo. Aquela mulher era uma pecadora, mas tentaram impor-lhe a lei, querendo apedrejá-la. Disse-lhe Jesus: “Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Nenhum homem te condenou? E ela disse: Nenhum homem, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.” (João 8:10). Mas para eles, Ele disse: “Hipócrita!” Eles vão mais pelo crime do que pelo coração! Devemos julgar pelo espírito e não pela lei! O homem natural não pode entender as coisas do Espírito e pode julgar todas as coisas (1 Coríntios 2:14) sem lançar a sentença final! Tire a viga dos seus próprios olhos antes de trazer a lei sobre outra pessoa! Leia João 7:10-40.

Jesus não saiu para se rebelar contra a lei. Seu propósito era cumpri-la! Um fariseu odiará quando você disser que sua doutrina não é sua, mas Daquele que o enviou. Dois mil anos atrás, a lei foi cumprida bem na frente dos seus próprios olhos. Olhe para a cruz! Se a cruz não te humilha, se a cruz não te basta, então você estará sempre em busca da justiça. Os fariseus estão sempre esperando um sinal do céu. Em Mateus 16:1-12, Jesus os chamou de hipócritas novamente, logo após eles pedirem um sinal! Então Jesus alerta Seus discípulos a ficarem atentos e a tomarem cuidado com o fermento dos fariseus – o qual em uma outra passagem, em Lucas 12:1-3, ele chamou de hipocrisia! Eles diziam o que era certo, mas nunca praticavam!

Na passagem de Mateus 23, Jesus mencionou que os fariseus se assentavam na cadeira de Moisés. As pessoas devem obedecer ao que pregam ou ensinam, mas elas mesmas NÃO o fazem. Deus não deu esse assento para eles. Eles ocuparam aquele lugar por conta própria porque queriam controlar e ter poder sobre as pessoas. Jesus nesta passagem aponta tudo sobre a hipocrisia. Por que Jesus tinha tanto poder? Porque tudo o que Ele disse, Ele fez. Por que os fariseus não tinham poder? Porque tudo o que eles diziam, eles não faziam. Mesmo que o fizessem, estavam sendo conduzidos por um espírito religioso, não por humildade, fé e amor. 

Tudo o que fazemos deve dar glória a Deus e deixar as pessoas famintas por Sua justiça. Temos a Cruz para nos mantermos humildes. Quando os fariseus olham para a cruz, veem apenas o pecado. Quando olhamos para a cruz, nos vemos limpos. Só os humildes começaram a ver da mesma forma. Veja aquele homem que foi perdoado na parábola do “credor incompassivo”. Ele foi perdoado e não quis perdoar a dívida do outro (Mateus 18:21-35). Quando Deus pagou tal dívida por nós, como poderíamos não fazer o mesmo? Aquele servo era um hipócrita! Deus usou isso contra ele. Quando você força sua retidão, você se torna igual aos fariseus. 

A liberdade é nossa e a liberdade é Cristo! Nenhum homem pode tirar isso de nós! Para a liberdade, fomos chamados! Pela liberdade, morreremos. Para a liberdade, Cristo veio. Quer vivamos ou morramos, façamos tudo para a glória de Deus.

Por- Shane W Roessiger

MENSAGEM EM INGLÊS: https://youtu.be/74cWyd7u9yo

MENSAGENS EM PORTUGUÊS:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLdZQI_HOikmGX_bbyHemfzzhiNeG8e4gg

BAIXE LIVROS GRÁTIS: https://www.hothouseoftruth.com/free-book-download/






Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: