A MANDÍBULA DE UMA JUMENTA


O fato de Deus usar alguém não quer dizer que Ele o aprova. O fato de alguém mover em poder ou até mesmo orar em línguas, expulsar demônios, curar enfermos, limpar os leprosos e falar a verdade não quer dizer que ele irá para o céu. Isso pode acontecer devido às pessoas agirem sem arrependimento. Quem disse que Deus não usa alguém que não é nascido de novo? Por que então quando vemos alguém sendo usado por Deus, nós cristãos, queremos justificá-lo e afirmar que ele é nascido de novo? Ele pode até mesmo ser um “tumulo caiado” e ainda assim ser usado por Deus, mas isso não quer dizer que é nascido de novo? NÃO!

Deus usou uma jumenta na Bíblia para cumprir uma tarefa. Enquanto não tinha um profeta ao redor de Balaão para o repreender, Deus abriu a boca da jumenta sobre a qual ele se assentava. A jumenta era nascida de novo? Ela irá para o céu? Não! Se Deus pode usar um animal sem alma por que Ele não poderia usar alguém com uma alma viva.

Leia Números: 22:21-39. Nós precisamos analisar bem algumas referências bíblicas para que possamos entender melhor outras. Até mesmo a jumenta manteve balaão no caminho estreito. Números 22:26 explica como a jumenta colocou balaão contra a parede para que ele não conseguisse desviar do caminho, nem para a esquerda e nem para a direita. Isso fez com que ele se mantivesse no caminho estreito, e quem o manteve lá foi um animal que não era salvo.

Então por que Deus não pode usar quem Ele quiser para fazer o trabalho que a igreja não pode fazer? Ou pode ser que Ele decida fazer algo sem usar a Igreja. Há até jumentas na Igreja, ministros que Deus não aprovam necessariamente. No entanto, Deus ainda assim usa o ministério deles para salvar, libertar e curar. O Senhor ainda tem dado a alguns maxilares para falar por Deus e para expor muitas coisas. Até algumas pessoas mundanas têm exposto coisas que a Igreja hoje não irá expor.

Mesmo alguns que antes eram ungidos e Deus era com eles, agora se desviaram de Deus, mas Ele continua os usando. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. O Senhor abandonou Saul, mas continuou usando-o por um tempo. Alguns ministros até iniciaram comprometidos com Cristo, e conhecidos por Ele, mas agora, estão andando segundo seus próprios caminhos sem Deus e perderam o primeiro amor.

Muitos ainda fazem exposições, curas, libertação, sinais e prodígios e acompanham seus ministérios; no entanto, o Senhor falou que naquele dia que muitos viram dizendo “Senhor, Senhor, não profetizamos em seu nome, expulsamos demônios em seu nome e fizemos sinais e prodígios?” Mesmo assim Ele dirá Eu nunca os conheci! Ou para outros Ele poderá dizer, Eu deixei de os conhecer.  Apesar de muitos terem feito grandes milagres, não terão o nome escrito no livro da vida. Alguns deixaram a unção subir para a cabeça, assim como aconteceu literalmente com Sansão.

Sua cabeça foi raspada, e ele perdeu a unção. Deus o deixou. E ainda assim Deus não o usou para destruir os Filisteus ao derrubar as colunas sobre eles? Deus não o usou quando ele levou o maxilar de um jumento para matar centenas de Filisteus? Deus não o usou para trazer justiça à terra e preparar o caminho para a tribo de Judá?

E mesmo agora Deus está usando pessoas que não são nem de Seu povo ou pessoas que são mundanas para preparar o caminho à Sua Igreja. Deus está dando a elas maxilares. Ele está dando-lhes uma unção por um tempo determinado para cumprir algo que precisa ser feito. O maxilar foi ungido? Não. Sansão foi ungido. Deus é a unção, mas assim como Sansão usou a mandíbula e a jogou fora, da mesma maneira Deus usará as pessoas como seu porta-voz durante uma temporada e depois irá abrir mão delas.

Deus aprova as obras destas pessoas? Elas serão salvas? Talvez não. Mas elas estão cumprindo as coisas para Deus? Sim! Olhe para Ciro até Nabucodonosor – servem como um exemplo. Olhe, Sansão foi usado por Deus grandiosamente. Ele ainda foi usado para construir o templo de Deus, e, mais tarde, passou a adorar ídolos.

Temos dois tipos de pessoas, algumas que vêm contra aqueles que receberam uma mandíbula dizendo: “Bem, eles não andam piedosamente nem agem de modo piedoso”. Na Igreja de hoje, eles dizem: "Bem, eles não têm um bom caráter, então não podem ser usados ??por Deus". No entanto Ciro tinha um discurso áspero, e Deus disse que embora Ciro não soubesse nada sobre Ele, Ele o tornaria forte.

Então, nós vemos pessoas tentando justificar que o jumento é nascido de novo ou que é de Deus. Outros ainda chegam ao ponto de começar a adorar tais pessoas usadas por Deus, porque não entenderam que o mais importante nisso tudo é que eles são ovelhas do Senhor. Mas eles dirão para todos: “Bem, Ciro conhece muito sobre Deus”; mas ele não conhece nada. Isso não quer dizer que Deus não o faz forte e nem que não possa usá-lo!

Deus vai até mesmo usar lobos para exporem lobos e lobos que devorarão cabras, mas Deus fará de tudo para proteger as suas ovelhas. Precisamos enxergar de forma mais profunda. Sansão estava até fornicando com todo tipo de mulheres. Alguns de nós chamariam isso de escárnio da parte de Deus para com Sansão, por apesar disso possuir a unção, mas a bíblia nos diz assim! A bíblia falou muito tempo antes, durante e depois, que ele estava fazendo o que fazia e, mesmo assim o Espírito de Deus vinha sobre ele para cumprir a tarefa que tinha que ser feita.

Mesmo quando Sansão recebeu o mel do leão morto (a Unção), ele usou essa unção para tirar proveito, ao usá-la como um enigma, e vencer seus companheiros. Sansão foi descoberto e sofreu uma grande perda quando se submeteu à mulher, em cujo colo se deitava. No entanto, depois disso, Deus AINDA veio sobre ele, logo depois, para obter o que ele precisava para pagar suas perdas com o enigma.

                                                                                                                                                            Deus pode fazer o que Ele quiser! Alguns diriam que ele não deveria ter tido a unção depois disso. Outros diriam que a unção estava em seu cabelo. No entanto, de qualquer forma, Deus ainda usou Sansão poderosamente, mesmo após as poucas vezes em que ele desistiu da unção! Quem somos nós para dizer a Deus o que fazer? Quem é o barro para que diga ao oleiro como ele deve ser formado ou como deve formar as coisas?

Deus ainda teve a chance de manter a paz entre faraó e os israelitas, mas Ele endureceu o coração de Faraó porque queria que os israelitas fossem expulsos daquela terra para irem para a Terra prometida. Ele queria ter a glória e fazer as coisas poderosas que fez através do endurecimento do coração de Faraó! Deus usa vasos de honra e desonra, mas sejam eles de honra ou não, eles ainda darão honra a Deus e glória a Deus. Todo joelho se dobrará e toda língua confessará.  

Até Jesus usou um jumento e disse aos discípulos que se alguém lhes disser alguma coisa, diga-lhe que o Senhor precisa disso! Portanto, não questione Jesus por que Ele usa quem Ele usa; apenas saiba que o Senhor precisa deles! Até o jumento que Jesus estava montado O levou para o meio da multidão, a qual segurava nas mãos as folhas de palmas e ficava no meio dos discípulos e segurava suas vestes, e então eles caminhavam e Jesus ia montado na jumenta, Ele estava sendo glorificado! Até mesmo Paulo glorificou a Deus por aqueles que pregavam o evangelho com segundas intenções ou para serem contenciosos porque ainda estavam sendo usados ??para promover a obra. 

Mesmo um jumento ajudou a glorificar Jesus, e ele O levou e O guiou até os cambistas e ladrões na Igreja, e Jesus foi para virar as mesas. Deus ainda nos dias de hoje está usando pessoas que nem são dEle para expor coisas dentro da igreja. Para virar as mesas e levar uma mandíbola para cada filisteu no meio dos filhos de Deus.

O que é uma mandíbula? É o que ajuda o jumento falar. Um jumento será usado por Deus e quando o trabalho for realizado, este irá retornar de onde veio, ainda que venha ser para o deserto, ou para suas fezes. No entanto, o fato é que eles foram usados ??em algum um ponto. O maxilar está sendo usado por Deus. É o que ajuda a jumenta a falar por Deus, e Deus está o entregando a certas pessoas para que algo seja feito para Ele. Ele está permitindo que eles sejam Seus porta-vozes por um tempo. Eles podem não saber que estão sendo usados, mas, quer vejam ou não, será evidente que Deus os usou como porta-vozes dEle. Se Ele não pode usar Seus próprios filhos, Ele usará os filhos do diabo por um breve momento para destruir a obra do mestre deles. Deus voltará nossos inimigos contra si mesmos. Se algo estiver atrapalhando a Sua Igreja, Ele o destruirá usando de uma mandíbula.

Embora Deus estivesse irado e não querendo que Balaão acompanhasse Balaque, acabou que mais tarde, Ele permitiu com que ele fosse com ele. Da mesma forma, Deus usará as pessoas para manter as maldições do inimigo fora da vida do próprio povo de Deus. Balaque pediu a Balaão para amaldiçoar os israelitas por ele, mas Balaão disse-lhe que não os amaldiçoaria. Haverão pessoas que se voltarão para o seu mestre, o diabo, ou se voltarão para o seu mestre, o mundo, e dirão: "Não! Não iremos amaldiçoar a igreja! O burro em que se assentam dirá que não! Pois Israel será abençoado. A Igreja será abençoada!

Apesar de Sansão usar aquela mandíbula e então a jogar fora, um pouco de vida ainda saiu. A água que originou-se dela revigorou a força de Sansão. Havia um lugar naquela mandíbola que não era duro, que era oco, e possuía um pequeno sabor de água que dá vida. Apesar de não ter sido retirada do rio, Deus ainda a usou para fortalecer a Sua Igreja. Deus está usando estas pessoas e até lugares e coisas para fortalecer a Sua Igreja. Mesmo que o Senhor jogue a mandíbula seca fora depois dEle ter terminado o trabalho, não há dúvida de que, por um tempo, foi usada por Deus. Entretanto, eu não quero ser  apenas usado por Deus, Eu quero trabalhar com Ele, e quero ser um vaso que Ele usará, mas ao mesmo tempo ser achado no livro da Vida. Não se alegre que você pode expulsar demônios, mas se alegre que o seu nome está escrito no livro do Vida do Cordeiro de Deus.

Por- Joe Pinto

MENSAGEM COMPLETA: https://youtu.be/09WEJEl7XGE

MENSAGEM EM INGLÊS: https://www.facebook.com/joe.pinto.904/posts/4071979662816796

BAIXE LIVROS GRÁTIS: https://www.hothouseoftruth.com/free-book-download/

Referências: Filipenses 1:14 -18, Juízes 16: 28- 30, Juízes 15:11-19, Juízes 14:5-19, Mateus 21:1-1, Números 22:21-39


Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: