MATADOR DE ORGULHO


 MATADOR DE ORGULHO | POR- JOE PINTO

Um dos maiores demônios que dominam a igreja hoje é o orgulho. Orgulho é anti-revelação. Orgulho é anti-entendimento. Orgulho é anti-graça. O orgulho é anti-tudo que vem do céu. Por quê? Porque quando algo vem do céu, o orgulho não consegue cumprir seu propósito, porém, quando nós produzimos algo do nosso próprio ser, o orgulho é alimentado.

As raízes do orgulho são as seguintes: O pensamento do homem, as ideias do homem, os desejos do homem, a agenda do homem, a força do homem! Você tem que matar a raiz se quiser que a fruta morra.

No entanto, você não pode apenas arrancar a raiz e deixar o solo descoberto, agora você deve preenchê-lo com as raízes certas. Precisa haver um replantio. Agora você tem que deixar alguém preenchê-lo com sementes que não são suas, mas Dele. Você precisa deixar outra pessoa semear sementes que você não semeou, sementes que não plantou. Quando alguém faz algo, no fundo nós sabemos que não podemos receber o crédito por isso, porque não fomos nós que de fato o fizemos.

No Reino, a obediência é a única coisa possível que pode ser credenciada para nós, é a única coisa pela qual nós realmente seremos recompensados. Nada dentro de nós é especial, exceto nosso coração disposto e rendido a Ele. Para Deus, isso é como o ouro mais refinado. Obediência ou rebelião, essa é a única coisa que Deus deixa para o homem. Se não houvesse escolha, o evangelho seria um evangelho predestinado. Mesmo que Deus conheça o fim desde o princípio, Ele nos deu o livre arbítrio do começo ao fim. Mas, muitas pessoas ainda desejam proteger sua liberdade porque ainda querem livremente fazer o que desejam de suas vidas. 

Deus está procurando um povo que O obedeça e O siga, mesmo quando não for fácil. Sim, há uma consequência em não segui-Lo, mas você ainda tem uma escolha. E essa escolha é o que revelará seu orgulho. Até os cristãos de hoje decidem seguir o caminho da rebelião e pensam que estão seguindo a Deus. A carne é rebelião contra Deus, por quê? Porque quando você está na carne, está focando em si mesmo. Quando você está na carne, você está movendo a partir de si mesmo. Quando você está na carne, é tudo sobre você. “Porque pela graça sois salvos pela fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus; não é de obras, para que ninguém se glorie.” Gálatas 2:8-9

Porque pela graça sois salvos! Pelo quê? Pela graça. Que graça? Ele não está falando de misericórdia, Ele está falando sobre uma obra do Seu espírito. Ele está falando sobre um poder. Quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu e derramou Seu sangue para que nós crescêssemos, e depois disso Ele liberaria Sua graça para nos salvar deste mundo perverso. Sua GRAÇA para nos salvar do nosso passado. Sua graça que nos acelera e nos faz nascer de novo. E isso nos encheu de Seu Espírito Santo! Você quer saber onde poderá encontrar os cristãos mais orgulhosos? É só encontrar um falso convertido. Este é o mais orgulhoso. Quem foi o mais orgulhoso da Bíblia? Os fariseus, os falsos convertidos dos dias de Jesus. Os fariseus, aqueles que agiam como se fossem de Deus, mas estavam longe Dele. Os fariseus, os que afirmavam ser salvos, em suas mentes eles pensavam ser salvos por obras. Não pela graça, mas por suas obras.

E suas obras foi o que os deixou orgulhosos. Veja bem, nós precisamos de obras, mas as obras que precisamos são as obras do Espírito Santo em nós! Quando o Espírito está trabalhando em alguém, então você sabe que essa pessoa está orando, sabe que ela é obediente. Percebemos que está disposta, e tudo que ela faz é agradável a Deus. E a vida deles é vivida pela graça de Deus todos os dias, não por obras para que eles não se vangloriem, mas pela graça soberana de Deus. Esta é a graça que salva, que nos capacita e nos torna filhos de Deus. Se a igreja cobiçasse essa graça mais do que a graça gordurosa, todos estariam pegando fogo.

As pessoas dizem: "Oh, pela graça eu fui salvo, então não me diga para eu me arrepender." Bem, então, se você não pode se arrepender, claramente você não é salvo. Do que Ele está salvando você? Do mundo. As pessoas pensam que Deus simplesmente nos salva do fogo do inferno, e automaticamente nós vamos para o céu. Embora, nós saibamos que as coisas do mundo levaram muitos ao fogo do inferno. Deus está salvando você das coisas deste mundo e quando Ele salva você disso, Ele salva você do castigo que vem dessas coisas e dos espíritos deste mundo. Mas ainda assim, muitos voltam ao mundo depois de serem livres dele. A Bíblia diz que é assim também quando um cachorro volta ao vômito.

Não é uma graça rotulada de misericórdia que diz que tudo o que você faz no futuro é automaticamente perdoado sem exigir arrependimento. Mas é uma graça que diz que eu te perdoo, e não apenas isso, mas vou capacitá-lo a não deixar mais que seu passado se torne seu futuro. Não é você que pode parar de fazer o que está fazendo, é Ele. E sim, você tem uma parte a cumprir, e essa parte é uma submissão que precisa se fazer carne em você, se manifestando em espírito e em verdade. Tudo o que você precisa fazer é dizer sim! E se não há poder do Espírito Santo, significa que a obra é de sua propriedade. E quando é um trabalho seu, isso é uma raiz de orgulho.

Há apenas uma coisa que pode matar o orgulho em nossa vida, e esse é o poder de Deus. Revelação de DEUS. Conhecimento de DEUS. Sabedoria e entendimento de DEUS! E isso não vem de nós mesmos, mas da graça da qual nenhum homem deve se vangloriar. Por que um dia você está andando em humildade e no outro é orgulhoso? Porque ás vezes você se submete a Ele, e outras você se submete a si mesmo. Humildade é quando percebemos que nossa capacidade é limitada e humana, mas Deus tem toda a capacidade de que precisamos. O orgulho vem de sua própria capacidade.

Então, quando Deus entra e mostra o que Ele é capaz de fazer, não há mais motivo para se gabar. Porque agora, alguém já fez o que nós não conseguimos e somos incapazes fazer. E, no fundo, sabemos que não veio de nós. Portanto, não há orgulho que possa surgir e agora podemos caminhar naturalmente com humildade. Sua carne não tem nada para se orgulhar. Agora, o que sai de você realmente o coloca em uma posição de humilhação, porque sua carne não tem mais nada para se orgulhar. 

Você pode se gabar quando algo vier de você, vá em frente, orgulhe-se e tenha suas próprias recompensas. Ou você pode viver no propósito Dele, porque no fim, a sua maior e mais perfeita recompensa é saber que Ele é seu e você é Dele. Graça, ela assassina o nosso orgulho. A graça é o que vai nos livrar de nós mesmos. Graça que não podemos dela nos vangloriar, porque é a obra de Deus.

Deveríamos estar andando todos os dias conforme relata, em Gálatas 2:8-9. Não basta citar esse versículo quando falamos sobre o dia em que fomos salvos.

Existem algumas coisas que você pode ver em sua vida e se gabar, sentir alegria por elas, e outras você não pode. Apenas lembre-se de que as coisas que você não pode se gabar são as que vieram de Deus.  A graça garante, ela te mostra como você será capaz de correr esta corrida. A graça garante como você será capaz de ver o rosto Dele. E quando você estiver olhando diretamente para Jesus, você não estará mais olhando para si mesmo. Há motivos para a glória, porque a glória está bem diante de mim.

 


Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: