MOTIVAÇÃO DO REINO


MOTIVAÇÃO DO REINO | POR- JOE PINTO

"Eu quero ir atrás do Reino de Deus."

Esta é uma frase que muitas pessoas dizem. De acordo com a religião, devemos estar felizes com o número de pessoas que aparentemente estão indo atrás de Jesus e do Seu Reino. Há pessoas que vêm a Cristo de toda parte, igrejas que estão sendo cheias até a borda com novos membros. Contudo, muitas pessoas estão indo atrás do Reino com força e vontade, mas a motivação está errada. Muitos estão até mesmo atraindo pessoas ao reino, mas estão motivando elas de uma forma errada, fazendo com que elas se concentrem nos subprodutos do Reino, em vez de se concentrarem no Rei do Reino. Muitas pessoas vão a Jesus por motivos errados, pois não querem ir para o inferno. Talvez eles tenham ouvido um pregador da prosperidade e agora eles estão indo atrás de Deus por suas riquezas. Talvez tenham ouvido uma mensagem de falsa graça e agora estão motivados pelo fato de pensarem que eles podem ter um estilo de vida mundano e ainda ter Jesus. Ou, talvez eles tenham sido motivados porque querem ser um grande ministro. Seja o que for, muitas pessoas estão indo a Jesus pelas razões erradas. Jesus disse no Evangelho, se alguém vier depois dEle, que esse negue a si mesmo.

Se nós não negarmos a nós mesmos, as nossas próprias luxúrias, desejos, cuidados e laços com a alma; nós vamos levar mistura para a nossa caminhada no Reino. Muitos pularam este passo, e o resultado é que, ou eles se tornam um falso cristão ou se afastam completamente da fé. Nossa motivação para ir atrás Dele deve ser baseada em nosso amor por Ele, em nosso desejo de agradá-Lo e estar com Ele onde Ele está, amar Jesus por quem Ele é, por causa do que Ele fez e está fazendo. Então, qualquer outra coisa contrária a isso nos levará a viver uma fé falsa.

“Não havia, porém, semelhante a Acabe, que se vendeu para praticar a iniquidade aos olhos do Senhor, a quem Jezabel, sua mulher, instigou. E ele fez muito abominável em seguir ídolos, de acordo com todas as coisas, como fizeram os amorreus, a quem o Senhor expulsou de diante dos filhos de Israel. E aconteceu que, vendo Acabe as palavras, rasgou as suas vestes e, pondo de saco sobre a sua carne, jejuou e, pondo-se de saco, foi brandamente. E veio a palavra do Senhor a Elias, o Tibete, dizendo: Viu que Acabe se humilha diante de mim? porque ele se humilha perante mim, não trarei o mal nos seus dias; mas nos dias de seu filho trarei o mal sobre a sua casa.“ I Reis 21: 25-29

Até mesmo Acabe se arrependeu, mas se você ler o próximo capítulo, verá que Deus envia um profeta para trazer verdade e orientação a Acabe. E no final, Acabe nega a Deus e Seu profeta novamente. Embora Acabe tenha se arrependido, isso não gerou frutos. Mas por quê? Porque Acabe se arrependeu com a motivação errada. Ele se arrependeu da tristeza que teve por seu erro, mas não foi um arrependimento por desejar reconciliar-se completamente com Deus. 

Portanto, ele teve um final triste, pois negou a Deus, e ele acabou morrendo em batalha por causa disso. Aqui está outro homem- “Mas havia um certo homem, chamado Simão, que antes na mesma cidade usava feitiçaria, e enfeitiçou o povo de Samaria, dando a entender que ele próprio era um grande homem: a quem todos deram atenção, do menor ao maior, dizendo: Este homem é o grande poder de Deus. E para ele eles tinham consideração, porque de muito tempo ele os enfeitiçou com feitiçarias. Mas quando eles acreditaram em Filipe, pregando as coisas concernentes ao reino de Deus, e o nome de Jesus Cristo, eles foram batizados, tanto homens como mulheres. Então o próprio Simão acreditou também: e quando foi batizado, ele continuou com Filipe, e se admirou, vendo os milagres e sinais que foram feitos. Ora, quando os apóstolos que estavam em Jerusalém ouviram que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; os quais, quando desceram, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo; não foi caído sobre nenhum deles: somente eles foram batizados em nome do Senhor Jesus. Então, impuseram as mãos sobre eles e receberam o Espírito Santo. E quando Simão viu que através da imposição das mãos dos apóstolos o Espírito Santo foi dado, ele ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: Dá-me também este poder, para que aquele sobre quem eu colocar as mãos, ele receba o Espírito Santo. Mas Pedro lhe disse: O teu dinheiro, pereça contigo, porque pensaste que o dom de Deus pode ser comprado com dinheiro. Não tens nem parte nem sorte neste assunto, porque o teu coração não está bem aos olhos de Deus. Arrepende-te, pois, desta tua maldade e roga a Deus, se é que o pensamento de teu coração pode ser perdoado. Pois percebo que tu estás no fel da amargura e no laço da iniquidade. Então, respondeu Simão, e disse: Rogai-me ao Senhor por mim, para que nenhuma destas coisas que faleis me sobrevenha.” Atos 8:9-24

Simão até foi batizado e acreditou no Evangelho, ele era um crente! Ele estava seguindo os discípulos. Mas, logo sua motivação mudou. Ele viu o poder de Deus e começou a cobiçar o poder acima de tudo, ele revelou isso ao querer pagar pela unção. Isto é o que está acontecendo no corpo de Cristo. Muitos vieram a Jesus puramente por amor a Ele e, de repente, sua motivação mudou. Agora eles estão com Jesus por outro motivo. Assim como a igreja em Apocalipse que deixou seu primeiro amor, eles começaram sua caminhada fazendo as coisas fora do lugar do puro amor por Cristo e Seu Reino. E agora eles deixaram o primeiro amor fazendo as mesmas coisas, mas com os motivos errados. Jesus disse a esse: “você tem paciência, você sofre por muito tempo e sua caridade é ótima, embora precise se arrepender, porque você não está mais fazendo isso pelas razões certas. Você costumava fazer isso por amor a mim, mas agora suas motivações mudaram. Era puro e agora está corrompido, porque o mais importante é a sua intimidade comigo.”

“A pessoa que corteja o pecado se casa com problemas. Construa uma parede, convide um ladrão. Um motivo ruim não pode alcançar um bom final; a conversa dupla traz um duplo problema.” Provérbios 17:19-20

A pessoa que corteja o pecado está se casando com problemas. A pessoa que ainda tem pecado em seu coração, seja cobiça luxúria, inveja, amargura, etc. Elas terão problemas porque é isso que acontece. As pessoas vêm para o Reino e, por não terem se desviado completamente do mundo, a mistura de pecado em seu coração se mistura com o Reino. Então eles fazem as coisas e vive um estilo de vida no Reino, mas tudo está sendo filtrado através desse pecado em seu coração. Têm cristãos que usam o Reino como um negócio. Agem como amantes apaixonados que estão sempre tentando usar Deus para satisfazer os desejos de sua carne. São pessoas com corações amargos que não foram curadas, e lançam sua raiva nos mensageiros de Deus. Eles estão se esforçando para estar no Reino, mas com o coração errado: Vivem na superfície, querendo alcançar a vontade de Deus, mas no fundo eles querem alcançar a vontade deles usando o próprio Deus.

E é por isso que a pregação do arrependimento é tão importante! Devemos pregar sobre sermos separados do mundo. Se nós não pregarmos essas coisas, as pessoas estarão em sua igreja, farão parte de seu grupo, mas com um coração segundo o mundo e focado nelas mesmas. Elas continuaram fazendo as mesmas coisas, dizendo as coisas certas, orando e pregando. Mas, no final do dia, tudo é alimentado por um coração ruim.

Sim, eles parecem ser uma estrela para o Reino, mas estão motivados por coisas ruins. Um coração com motivações distorcidas não consegue bons resultados! Por que as pessoas se cansam? Por que as pessoas se afastam da fé? É porque elas foram motivadas por coisas erradas. Se você estiver motivado por coisas erradas, você não conseguirá permanecer, não irá perseverar e você não vai aguentar essa caminhada. O que quer que você esteja fazendo, vai cair ao chão se suas razoes não forem boas. Se não for capacitado por Deus, você não terá força para se sustentar. Muitos crentes estão se desviando, porque eles realmente nunca estiveram firmados na rocha - Jesus, pois eles estão caminhando no Reino por outras razões. 

“E se Cristo estiver em você, o corpo está morto por causa do pecado; mas o Espírito é vida por causa da justiça. Mas se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo dos mortos também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.” Romano 8:10

“Você pede e não recebe, porque você pede com motivos errados, para que você possa gastá-lo em seus prazeres.” Tiago 4:3

Precisamos da graça para correr esta corrida. Deus não vai entrar em acordo com você se você tiver motivos errados em seu coração. Deus não lhe dará nada se seu coração o quiser pelas razões erradas. E quando Deus não te dá graça, você começa a ficar fraco. Quando Deus não lhe dá o que você está pedindo, mesmo que seja a coisa certa, você passa a fazer as coisas com suas próprias forças; e começa a pensar que você tem que lutar por tudo, porque Deus não está apoiando você. No entanto, quando Deus está te apoiando, quando Ele está no controle, às coisas fluem e não há resistência. 

As coisas são dadas livremente. Mas você está se movendo contra o grão porque Ele não está com você. A escritura diz que Ele capacitará seu corpo mortal. Você tem que se perguntar? Por que Deus não está me capacitando nesta área da minha vida? Talvez Ele esteja se movendo em outras áreas da sua vida, ou talvez porque você tenha que mudar seu coração, mudar sua intenção.

“Então, se você come ou bebe ou faz o que fizer, faça tudo para a glória de Deus.” I Coríntios 10:31

Uma das formas de detectar motivos impuros é fazer a nós mesmos a seguinte pergunta: o que eu estou fazendo ou dizendo é para a glória Dele? Ou é para a glória do outro? As pessoas estão fazendo tudo em nome de Deus, em nome do Reino, mas sua motivação está em coisas e pessoas. Por exemplo, pessoas que caminham no reino por causa do marido, esposa, família ou amigos; elas não irão permanecer diante de Deus, porque a razão não é pura. Então, a recompensa acaba não sendo o fluxo do poder e da glória Dele em nossa vida. Pois nós estamos apenas usando Deus para nossas agendas. “Cuidado com a prática de sua retidão diante de outras pessoas para ser visto por eles, pois você não terá nenhuma recompensa de seu Pai que está no céu.” Mateus 6:1

Você não terá recompensa, e isso pode incluir a perda da coroa da salvação que recebemos no final. Alguns virão a Ele nos últimos dias e dirão que irão curar os doentes, expulsarão demônios, alimentarão os pobres. Mas Jesus dirá a esses: "Eu nunca te conheci, porque você veio para o reino por suas próprias razões. Sim, você fez tudo o que eu pedi de um crente, embora você tenha perdido o mais importante. O que deveria ser sua base, o que deveria ter motivado você, ou seja- Me conhecer!"

Deus está dizendo: Sim, você está em chamas pelo Reino. Sim, você me quer. Sim, você quer mais de mim, e isso é bom. Mas, nós precisamos entender a razão pela qual você realmente quer tudo isso, porque no final, você se irritará pensando que a fé falhou com você; no entanto, você é quem falhou na fé por não ter um coração puro. Os puros de coração verão a Deus, mas aquele com motivos impuros serão abatidos. Precisamos mudar nosso coração hoje e nos arrepender. Precisamos ter as motivações corretas. Precisamos fazer as coisas certas pelo motivo certo. O que motiva você? O que me motiva é o amor de Deus. O que me motiva é a vida eterna. O que me motiva é a salvação das almas perdidas. O que me motiva é a igreja elevar-se à plena estatura de Cristo. O que me motiva é ver prisioneiros sendo libertos. Viciados em drogas sendo transformados e pessoas dando sua vida a Jesus. Pessoas se arrependendo do mal. Presenciar e experimentar a bondade de Deus, a misericórdia, a graça, e a verdade Dele. Isso é o que me motiva- e qualquer outra coisa diferente disso provém de intensões mundanas. “O objetivo de nossa responsabilidade é o amor que resulta de um coração puro, uma boa consciência e uma fé sincera.” I Timóteo 1:5. Que a minha motivação em ir atrás Dele seja por amor a Ele, e minha intenção ao servir ao povo do Reino seja por amor a eles!


Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: