A tentação de Hagar


Todo mundo quer cumprir os oráculos de Deus. Todo mundo quer andar como Cristo e maiores obras. Todo mundo quer cumprir seu destino. Todo mundo quer tirar o inimigo. Todo mundo quer avivamento! Todo mundo quer tudo! Embora aqui esteja o problema: metade de todos que tentam cumprir essas coisas tentará fazê-lo pela sua carne e a outra metade pelo Espírito. Uma metade tentando fazer isso através da religião e programas, e a outra, pela graça e força dada por Deus!

A carne não está apenas tentando fazer coisas com seu corpo físico. A carne na Bíblia também se refere ao nosso próprio pensamento, caminhos, motivos, desejos, mentalidades, agendas, força, auto-estima, capacidade e compreensão. O espírito é o Espírito de Deus capacitando nossos corpos mortais para entrar na  vontade de Deus, o que também nos dá o direito de ter uma nova mente e um novo coração no processo do tempo quando nos submetemos a Ele dia após dia, nos dando nova compreensão, instrução, desejos, todos os itens acima e, mais importante, graça. Graça, neste caso, é a Sua capacidade de nos permitir fazer o que Ele está pedindo! Deus disse que a carna não o agrada. A única coisa aceitável e perfeita diante dEle é o Seu Espírito! E quando andamos no Espírito, nos tornamos aceitáveis diante Dele e não cumprimos os desejos da carne.

A luta na igreja hoje é a carne contra o espírito! Qual deles é você? Porque existem 2 igrejas lá fora, a igreja da carne e a igreja do Espírito Santo? Uma tenta entrar no Reino pela sua própria força. A outra confia na força de Deus! Sua própria carne é a morte do plano de Deus em sua vida. É por isso que se chama plano de Deus, porque Ele vai cumpri-lo e nos vamos segui-Lo. Você está seguindo a Cristo ou está seguindo a si mesmo e chamando-o de Cristo.

Vamos para a nossa base, a Bíblia.

Em Gênesis 15 em diante, vemos Deus prometendo a Moisés uma herança, bem como um filho que Deus lhe dará, que levará em sua herança e bênção. O plano original de Deus era abençoar Abraão com Isaque através do ventre de Sara. Embora de acordo com a carne, Sara era estéril. De acordo com a carne, ela era velha demais para ter filhos. Então, ao invés de confiar em Deus e deixar que Ele fizesse isso em seu tempo, Abraão e Sara decidiram fazer com que sua serva EGÍPCIA concebesse com Abraão. O Egito representa o mundo e Deus nos diz para sermos separados do mundo. Uma das bestas do mundo é a religião. Tenha isso em mente.

Agar, a serva egípcia, deu à luz Ismael. Ismael representa rebelião. Deus disse a Abraão que Ismael se levantaria contra todo homem e todo homem contra Ele, o mesmo para seus descendentes. O engraçado é que um dos descendentes de Ismael foi Esaú que desistiu de seu direito de primogenitura e veio contra seu irmão em rebelião também. Não há coincidências no Reino de Deus! Os outros descendentes de Ismael, de acordo com a história moderna, fazem parte da história do Deus Muçulmano Alá. Estas são apenas confirmações!

Deus disse que Ele abençoaria Ismael com uma nação. Embora Ele não tenha dito que seria uma nação santa. Deus também disse que Ismael seria um homem selvagem, representando espiritualmente a carne e a rebelião. Então, qual foi a raiz do surgimento de toda essa rebelião e carne? Foi a tentação de Agar: a tentação de fornicar com Agar para dar à luz um filho em sua própria força e não no momento e na vontade perfeita de Deus.

Agar deu à luz Ismael, o símbolo da rebelião! Para a nossa revelação, Agar era a carne, e Abraão deu vida a carne. Por quê? Foi uma solução rápida. Foi como se ele, Abraão, pudesse cumprir o plano de Deus com suas próprias mãos. Abraão implorou a Deus que Deus abençoasse Ismael. Embora Deus tenha rejeitado dar a Ismael a herança, porque era para o próximo filho de Abraão, Isaque, que deveria ter sido seu primeiro filho! Isaque, que acabou sendo nascido do velho e estéril ventre de Sara, entrou na promessa de Deus através da vida de seu pai. Ismael e sua mãe, Hagar, foram enviados para o deserto, onde acabaram morando por quase toda a vida.

Lembre-se disto: Deus cumpre o Seu próprio plano para você, pelo Seu Espírito e somente pelo Seu Espírito! Quando tentamos cumprir o plano de Deus através de nossas próprias mãos, acabamos no deserto. Muitos de nós estamos sendo tentados dia após dia a nos mover no Espírito através de nossa carne. Acabamos não fazendo nada além de lutar e trabalhar sem objetivo, em vão! Assim nasce super espiritualidade e rebeldia em nossa vida!

Abraão se esforçou para ter o filho que Deus planejou em Sua vontade e em Seu tempo. Tudo acabou em vão, tudo por nada! Por que essa rebelião? Porque Deus diz que Ele fará tudo através do Seu Espírito, e você está sendo como Abraão, tentando mover-se em seu próprio espírito, construindo seu próprio reino de Deus através da sua própria versão da palavra de Deus e sua própria versão de Jesus, tornando-se reprovado porque a carnalidade está te matando!

Deus diz que Ele está em inimizade com a mente carnal, significando que Ele é contra! E a maioria de nós está entendendo as coisas através do nosso próprio entendimento, e estamos colhendo a morte porque o nosso próprio entendimento está enraizado na carnalidade. Abraão tentou entender em sua mente carnal como Deus iria cumprir seu destino, e o tiro saiu pela culatra.

A carne vê as coisas pelos seus próprios olhos e ouvidos, apenas percebendo o que está à sua frente em vez do que está dentro e no reino espiritual. A carne discerne as coisas pelos padrões externos. O Espírito Santo discerne através da Verdade absoluta no reino invisível e do conhecimento de todas as coisas, especialmente das coisas mais profundas. É por isso que os cristãos carnais nunca podem concordar com os espirituais, porque um vive da perceção religiosa, e o outro da revelação de Deus!

Nós precisamos ser como Elias. Quando Eliseu viu os exércitos vindo em sua direção, ele apertou o botão de pânico, mas Elias mostrou a Eliseu um caminho melhor. Elias estava em paz por causa dos muitos anjos que ele viu no Espírito ao redor deles para protege-los.

Quando você anda pelo Espírito, você NÃO cumprirá as obras da carne, e você será como Elias e verá a mão de Deus em sua vida! Se Eliseu não rendesse à revelacao de Elias pelo Espírito, ali mesmo haveria divisão entre os dois. Um caminharia no medo e outro na fé! Nós temos as mesmas divisões hoje, tudo porque alguém faz as coisas com medo e o outro com fé. Você só viver pela fé que vem do Espírito Santo, e obtê-lo Dele seguindo-la.

Deus não vai nos dar  mais fé quando estamos construindo nosso próprio fundamento e plano. O medo só vem, ou é permitido porque percebemos ou nos movemos pela carne! Saul ficou com medo quando viu os exércitos filisteus se aproximando dele e de seu exército. Quando as coisas chegaram a um ponto de pressão, Saul apertou o botão de pânico e moveu-se pela carne, pensando que Deus o apoiarHouve uma guerra entre os filisteus e o exército de Saul. Saul foi designado para esperar que o profeta Samuel viesse e fizesse um sacrifício ao Senhor em nome de Israel para que eles tivessem vitória sobre seus inimigos. Mas Saul, sendo guiado por padrões externos, foi conduzido pela carne, se moveu medo e fez o sacrifício o tornando inaceitável aos olhos de Deus. Quando os filisteus se aproximaram de Israel, o exército de Saul não tinha armas!

É assim quando tentamos fazer as coisas em carne e osso! Ficamos sem armas, sem poder para superar o inimigo e seus dispositivos. Enquanto isso, Deus diz que Ele expulsará o inimigo pelo Espírito de Deus! Quando você faz as coisas pelo Espírito, não importa quantos inimigos estão se aproximando de você. No final do jogo, todos eles serão obliterados. A religião fica tão assustada com o diabo, mas a única coisa de que devemos ter medo é de nos separarmos de Deus. Quando estamos com Ele, nós vencemos! Por quê? Porque Ele vence o tempo todo e Ele segura o inimigo por uma corda!

Então, o que estamos realmente lutando aqui, o diabo ou o quê? O diabo é real, mas a única vez que o diabo tem livre-arbítrio em nossa vida é quando seguimos nosso próprio caminho! Então nosso inimigo é o nosso próprio caminho escolhido. Nosso inimigo é essa tentação de tomar nossa vida em nossas próprias mãos! Você quer encontrar a paz, quer deixar que tudo esteja em Suas mãos, mas porque você apenas segue os seus próprios planos. Voce se pergunta: “ Como isso vai acontecer? Como essa promessa vai se cumprir?”  Não há mais perguntas! Apenas siga-O e Ele lhe dará compreensão, força e habilidade!

Quando estamos em Sua vontade, tudo o que é necessário para toda situação é provido, e seja qual for a situação em que estamos, podemos ter paz. Quando estamos em Sua vontade, sempre teremos a paz de saber que as coisas serão feitas. Temos que abater nosso próprio entendimento. Nosso próprio entendimento é a terra da morte, porque quando vemos as coisas se desdobrando em nossa vida, e não sabemos o que Deus está fazendo ou não esperamos que Ele nos mostre, a tentação está à porta, e Hagar está pronta fornicar com você para que você possa dar à luz um espírito de Ismael em seu coração, que é rebelião. A carne é a porta para a rebelião, porque Deus tem um caminho e nós decidimos ir por nós mesmos e nos rebelamos porque sabemos que no fundo não estamos deixando Deus revelar o plano, a Seu tempo.

A força aumentará enquanto esperamos no Senhor! É por isso que os apóstolos, muitas vezes, instruíam para correr esta corrida com paciência! Se não formos pacientes para deixar Deus construir em nossa vida tijolo por tijolo, acabaremos construindo nossa própria base que pode ser abalada por qualquer tempestade, uma fundação que é construída sobre feno, madeira e restolho. Não! Precisamos ser encontrados na rocha! Jesus Cristo, o líder, habita na parte mais profunda do nosso espírito!

Nossa carne quer apenas saber tudo agora, ter tudo agora, cumprir seu destino agora. Tudo acontece por um motivo e tudo acontece em sua época. Cada estação tem sua razão, mas se tentarmos pularmos estacoes em nossa vida,  ficaremos cegos com relação a  vontade e pelo plano de Deus.

Os israelitas foram instruídos a circuncidar o macho de suas tribos, a remover aquela pele extra com a qual os bebês do sexo masculino nascem. Essa pele extra é a carne. Hoje, o Corpo de Cristo precisa de uma circuncisão! Não da antiga aliança, mas uma nova aliança da circuncisão do coração! Um corte de nossa alma carnal e um corte da dependência em nossa carne! Um corte de nossa própria força e poder! Que a camada externa de nós mesmos, a carne,  seja circuncidada.  Que nosso espírito não seja mais um escravo da carne, mas um escravo do Espírito Santo! Ser um escravo do Espirito e ser um escravo livre. Quando estamos Nele, o fardo é fácil e o jugo é leve. Não mais lutando contra a carne, mas estando debaixo da liderança do Espírito Santo. Isso é liberdade! Liberdade para sermos recriados por quem nos criou!

Precisamos voltar à simplicidade, não apenas da cruz, mas do Espírito. Quando vivemos por Ele, somos libertos por Ele. E quando somos libertos por Ele, podemos ser como Ele! Liberte-se de carne que milita contra o Espirito.  Expulse Hagar, expulse Ismael, jogue no deserto a mulher (sua carne) e seu filho: o fruto da sua carne. Crucifique a carne e viva no Espírito!

Joe Pinto

https://youtu.be/R7o6pkU_xvI


Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: